Meta anuncia descontinuação do Facebook Notícias nos EUA e na Austrália

Meta não oferecerá novos produtos do Facebook exclusivamente para veículos de notícias no futuro. (Foto: Meta/Reprodução)

A Meta, conglomerado de mídia por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que vai descontinuar o Facebook News nos Estados Unidos e na Austrália no início de abril de 2024. Essa decisão segue o encerramento do serviço no Reino Unido, França e Alemanha no ano passado, conforme anunciado em setembro de 2023.

De acordo com a Meta, essa mudança faz parte de um esforço contínuo para alinhar melhor os investimentos da empresa aos produtos e serviços mais valorizados pelos usuários. A decisão é baseada na queda significativa no uso do Facebook News, com uma redução de mais de 80% no número de pessoas utilizando a função no último ano.

"Como uma empresa, temos que concentrar nosso tempo e recursos nas coisas que as pessoas nos dizem que mais querem ver na plataforma, inclusive vídeos curtos", afirmou a Meta em comunicado. A empresa destacou que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político, mas sim para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses.

Embora a aba Facebook News esteja sendo descontinuada, a Meta enfatizou que isso não afetará outros produtos e serviços da empresa nos países afetados. Os usuários ainda poderão ver links para conteúdos noticiosos no Facebook, e os veículos de imprensa continuarão a ter acesso às suas contas e páginas na plataforma para publicar links para suas matérias e direcionar o tráfego para seus sites.

A descontinuação do Facebook News nos EUA e na Austrália não afeta os termos de acordos já existentes do Facebook News com veículos de imprensa na Austrália, França e Alemanha, embora esses acordos já tenham expirado nos EUA e no Reino Unido. Além disso, a empresa anunciou que não realizará novos acordos comerciais para conteúdos de notícias tradicionais nesses países e não oferecerá novos produtos exclusivamente para veículos de notícias no futuro.

Apesar da descontinuação do Facebook News, a Meta reafirmou seu compromisso em conectar as pessoas a informações confiáveis em suas plataformas. A empresa trabalha com verificadores de fatos independentes e investe continuamente em programas para combater a propagação de desinformação.

A decisão da Meta de descontinuar o Facebook News reflete uma mudança nas prioridades da empresa e uma adaptação aos interesses e comportamentos dos usuários, concentrando-se em oferecer uma experiência mais alinhada com as necessidades da comunidade online.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato