Instagram: conteúdos políticos não serão mais recomendados

Abordagem da Meta pode ser vista como uma tentativa de evitar controvérsias, em vez de ter responsabilidade social. (Foto: Pixabay/Reprodução)

A Meta, conglomerado de mídia por trás do Instagram e do Threads, anunciou uma ampliação em sua abordagem sobre conteúdos políticos, visando proporcionar uma experiência mais personalizada aos usuários e oferecer maior controle sobre o que desejam ver em suas redes sociais.

Segundo a empresa, a nova política tem como objetivo evitar recomendações proativas de conteúdos políticos nas áreas de conteúdos recomendados no Instagram e no Threads. Dessa forma, a Meta busca se distanciar do papel de intermediário entre os usuários e publicações políticas, permitindo que cada indivíduo tenha mais autonomia sobre seu feed.

"Queremos que todos tenham boas experiências no Instagram e no Threads. E, caso decida seguir contas que postem conteúdos políticos, não queremos ficar entre você e essas publicações, mas também não queremos recomendar, de forma proativa, conteúdos políticos de contas que você não siga", afirmou a Meta em comunicado.

No entanto, ao se distanciar do papel de intermediário entre os usuários e as informações políticas, a Meta pode estar negligenciando sua influência na disseminação de notícias e opiniões políticas. Essa postura levanta preocupações sobre o papel das redes sociais na formação da opinião pública e no funcionamento saudável da democracia.

O que de fato muda?
Essa atualização se aplica especificamente a contas públicas e locais onde o conteúdo é recomendado, como nas abas Explorar, Reels, Recomendações no Feed e Usuários Sugeridos. No entanto, não altera a forma como o conteúdo das contas seguidas pelos usuários é exibido.

As contas profissionais no Instagram terão a possibilidade de utilizar o Status da Conta para verificar se são recomendáveis, especialmente se forem classificadas como tópicos políticos e sociais. Isso permitirá que essas contas editem, removam ou solicitem revisão do conteúdo, caso discordem da decisão da plataforma.

Para os usuários que ainda desejam ver conteúdo político nas áreas recomendadas, a Meta está trabalhando para implementar um controle que lhes permita optar por visualizá-lo. Essa medida visa equilibrar o fornecimento de conteúdo político com a preferência individual de cada usuário.

"Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos sistemas de recomendação e dar às pessoas o controle para que possamos conectá-las com as publicações que sejam mais relevantes para elas", ressaltou a empresa.

A implementação dessas mudanças será realizada de forma gradual, com o objetivo de garantir que a Meta esteja seguindo na direção correta em termos de oferecer uma experiência mais personalizada e alinhada com as expectativas dos usuários. 

Vale ressaltar que ao permitir que os usuários controlem o tipo de conteúdo político que desejam ver, a Meta pode estar promovendo uma bolha de filtro, onde os usuários apenas recebem informações alinhadas com suas próprias opiniões, em vez de serem expostos a uma variedade de perspectivas políticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato