Musk anuncia que inteligência artificial será de código aberto

Lançado em novembro, o chatbot foi criado como o que Musk chama de versão politicamente neutra e sarcástica do ChatGPT. (Mohamed Hassan/Pixabay.

Elon Musk anunciou na X (anteriormente Twitter) que seu concorrente do ChatGPT, "Grok", será de código aberto esta semana - e deu mais uma alfinetada na rival OpenAI.

"Nesta semana, a xAI disponibilizará o Grok como código aberto," anunciou Musk em uma postagem na X.

Não está claro quais partes do código-fonte do Grok estarão disponíveis para o público. De aocrdo com o Business Insider, até agora, o Grok só estava disponível para assinantes Premium+ na X.

Lançado em novembro, o chatbot xAI foi criado como o que Musk chama de versão politicamente neutra e sarcástica do ChatGPT.

Também utiliza X para gerar respostas em tempo real.

A decisão de Musk de tornar o Grok de código aberto vem pouco mais de uma semana após o bilionário processar a OpenAI, acusando-a de abandonar sua missão original de beneficiar a humanidade ao se associar a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Segundo o Business Insider, os advogados de Musk teriam argumentado que a parceria transformou a OpenAI em uma "subsidiária de facto de código fechado" da Microsoft. Isso está fazendo com que a empresa tome decisões com base na maximização dos lucros para a Microsoft, alegaram seus advogados.

Alguns dias após a abertura do processo, a OpenAI publicou uma série de e-mails que indicavam que Musk queria fundir a Tesla com a OpenAI. Na troca de e-mails, Musk também concordou que a OpenAI teria que mudar para um modelo com fins lucrativos e disse que a startup precisaria de "bilhões por ano imediatamente."

Musk comentou em uma resposta à sua postagem sobre o Grok ser de código aberto que "OpenAI é uma mentira". Musk e seus advogados não responderam aos pedidos de comentário do Business Insider.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato