Influenciadores tem mais interações que marcas em mídias sociais, aponta estudo

  Usuários interagem mais com perfis de influenciadores digitais do que das empresas. (Foto: Wokandapix/Pixabay/Reprodução)

Um mapeamento realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), apontou que os perfis de influenciadores digitais obtêm um volume maior de interação que os perfis das marcas em mídias sociais. O estudo, realizado entre abril, maio e junho, considerou as plataformas do Facebook e do Instagram, ambas pertencentes à Meta. Os dados do relatório Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP), são analisados e fornecidos pela plataforma Emplifi.

"Este é um dos dados que sustentam o crescimento do marketing de influência e o valor que criadores de conteúdo e influenciadores digitais possuem para as empresas (...). Usuários estão mais propícios a interagir com perfis de influenciadores digitais se comparado com perfis de empresas", ressaltou o estudo. "A categoria de influenciadores considera apenas contas Business ou Content Creator com mais de 1000 seguidores".

No Facebook, enquanto as marcas recebem uma mediana de 200 interações, o estudo aponta que os influenciadores ficam com mais de 13 mil. A pesquisa considera que isso mostra como os usuários estão mais propícios a interagir com perfis de influenciadores digitais se comparado com perfis de empresas.

Já no Instagram, enquanto influenciadores conseguem 82.041 mil interações em seu perfil a partir de 2 posts na timeline por semana (não estão sendo considerados stories, reels, etc), as marcas conseguem apenas 4.893 interações publicando 3 posts por semana; ou seja, as interações registradas nos perfis de Influenciadores neste 2º trimestre foram cerca de 1600% maiores do que que as realizadas em perfis de marcas. O estudo ressalta que no Facebook a diferença é ainda maior: “as interações em páginas de Influenciadores é cerca de 6.800% maior do que as interações em páginas de marcas”.

O estudo tem como base os perfis cadastrados na plataforma Emplifi. Segundo a metodologia aplicada, não são divulgadas informações de quais são os perfis e a quantidade de perfis analisados, apenas os dados já tratados, conforme apresentados nos gráficos deste relatório. Os perfis monitorados pela Emplifi são categorizados da seguinte forma: Marcas, Comunidades(relacionado a nichos temáticos como geeks, diversidade etc.), Influenciadores (personalidades, celebridades etc), Esporte, Mídia, Entretenimento, Sociedade (temas políticos) e Locais (páginas de estabelecimentos comerciais). Os dados apresentados são disponibilizados publicamente pelas APIs das plataformas. O relatório trimestral apresenta o desempenho dos perfis de marcas e influenciadores do Brasil. 

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