Twitter lança campanha de combate à desinformação e testa mecanismo de denúncia

Twitter lança campanha de combate à desinformação. (Foto: StockSnap/Pixabay/Reprodução)

O Twitter lançou, nesta quarta-feira (17), uma campanha de combate à desinformação. De acordo com a plataforma, o objetivo é dar mais contexto para que as pessoas "tirem suas conclusões"; focar no que traz ameaças de danos reais; e frear a viralização de mídias adulteradas para causar confusão. A plataforma também anunciou que está testando um mecanismo de denúncia de publicações que contenham desinformações. A ferramenta já está disponível para o Brasil.

 "A remoção de Tweets potencialmente enganosos é a primeira solução que ocorre às pessoas, mas na realidade trata-se de apenas uma das medidas possíveis para lutar contra os impactos da desinformação", divulgou a empresa.

 Na página especial "Como lidamos com desinformação", o Twitter explicou que dependendo do potencial para danos no mundo físico, a plataforma limita a amplificação do conteúdo enganoso ou o remove, "caso as consequências offline tenham o potencial de ser imediatas e graves".

 Em outras situações, a plataforma ressaltou que o objetivo é informar e contextualizar "ao compartilhar informações em momentos oportunos ou conteúdo de credibilidade de fontes externas". 

 Mecanismo de denúncia 
Além do Brasil, o Twitter explicou que a ferramenta de denúncias está disponível para a Austrália, na Coreia do Sul, na Espanha, nos Estados Unidos e nas Filipinas. Segundo a plataforma, as denúncias são analisadas e "ações são tomadas de forma independente de outros fluxos de denúncia do Tweet (por exemplo, por abuso), já que este mecanismo de testes é usado para moldar nossa estratégia e nossas operações relacionadas à desinformação". 

Confira a campanha:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato