Meta divulga dados e o percentual de gastos dos anunciantes sobre posts políticos e eleitorais

Atualização inclui dados sobre o total de anúncios sobre temas sociais, política ou eleições que uma página veiculou. (Foto: Fabson Gabriel/Propagavel)

    
    O impacto da publicidade digital em ano eleitoral e no debate a respeito de temas sociais podem ser gigantes, principalmente com a aproximação das Eleições 2022, em outubro. Dada a situação, a Meta, conglomerado de mídia, anunciou ferramentas que fornecem informações sobre opções de segmentação de anunciantes para peças publicitárias sobre temas sociais, de política ou eleições. A primeira, consiste no Facebook Open Research Transparency (FORT), disponível para pesquisadores e acadêmicos. A segunda, a Biblioteca de Anúncios, disponível publicamente, inclui a localização, dados demográficos, interesses, e o percentual de gastos dos anunciantes nas redes do Instagram e do Facebook. As atualizações estarão disponíveis a partir de julho.

    Segundo a empresa, o objetivo das ferramentas é fornecer "transparência" e proteger a “privacidade” das pessoas. "Ao disponibilizar critérios de segmentação de anunciantes para análise e relatórios de anúncios veiculados sobre temas sociais, política e eleições, esperamos ajudar as pessoas a entender melhor as práticas usadas para alcançar eleitores em potencial com uso de nossas tecnologias", disse a Meta, em comunicado.

    A Propagavel checou a plataforma com dados para conferência pública, buscando pela página do Governo Brasileiro. De acordo com as informações disponíveis, no período de 4 de Agosto de 2020 até 6 de Junho de 2022, o total gasto das páginas @governodobrasil (Facebook e Instagram), em anúncios sobre questões sociais, eleições ou política foi de R$ 102,012.

FORT

    De acordo com a Meta, a plataforma FORT foi criada para permitir que pesquisadores e acadêmicos estudem o impacto das mídias sociais na sociedade e inclui medidas para proteger a privacidade das pessoas. Segundo o conglomerado de mídia, esses dados serão fornecidos para cada anúncio individual e incluirão informações como as categorias de interesse escolhidas pelos anunciantes. Os interessados em candidatar-se ao acesso à FORT podem se inscrever acessando o site: https://fort.fb.com/intake.

Biblioteca de Anúncios

    Nessa ferramenta, a Meta explica que disponibiliza dados sobre o número total de anúncios sobre temas sociais, política ou eleições que uma Página veiculou usando cada tipo de segmentação (como localização, dados demográficos e interesses) e o percentual de gastos usados para cada uma dessas segmentações. 

"Também incluiremos se uma Página usou Públicos Personalizados e/ou Públicos Semelhantes. Por exemplo, a Biblioteca de Anúncios pode mostrar que, nos últimos 30 dias, uma Página veiculou 2.000 anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, e que 40% de seus gastos com esses anúncios foram direcionados a 'pessoas que moram em São Paulo' ou 'pessoas interessadas em política'". O acesso a ferramenta está disponível no endereço: https://www.facebook.com/ads/library.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato