Guia para jornalistas aborda sobre saúde mental, assédio e violência nas redações; saiba onde ler

Guia dá dicas de como ter uma rotina mais saudável e ferramentas para enfrentar os desafios da profissão. (Ilustração: Reprodução/ITS)

    
Os problemas enfrentados por jornalistas não são recentes: sobrecarga de trabalho, desvalorização profissional e assédio online crescente são uma realidade no dia a dia da profissão. No Brasil, um levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), descobriu que 61% dos jornalistas reportaram aumento da ansiedade e do estresse durante a pandemia. Diante deste cenário, a Redes Cordiais e O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), com apoio da Meta Journalism Project, lançaram o guia “Está tudo bem? Guia sobre saúde mental de jornalistas”.  O documento reúne em 73 páginas, dicas práticas de como os profissionais podem cuidar da saúde mental, com exercícios para serem praticados individualmente e junto com a equipe de trabalho. Para ler o documento gratuitamente acesse o endereço: https://somos.itsrio.org/guia-saude-mental-jornalistas.

    “Você vai encontrar no relatório dicas de como ter uma rotina mais saudável e ferramentas para enfrentar os principais desafios da profissão. O objetivo do material é apoiar jornalistas e redações no cultivo do equilíbrio emocional e inspirar mais produções no campo do jornalismo e saúde mental”, divulgou o ITS.

    De acordo com uma pesquisa do Dart Center, 80% a 100% dos jornalistas vão enfrentar ao menos um evento traumático relacionado ao trabalho. As causas são diversas, desde a desvalorização profissional até o assédio moral. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o quadro psicológico dos profissionais da imprensa. 

Participaram do projeto: Guilherme N. Valadares (elaboração e conteúdo), Katia Brembatti (edição e revisão), Stephanie Lima (design e projeto gráfico), Karina Santos e Lucas Brito Cortez (coordenação).

Confira o anúncio do guia:

    
Confira alguns trechos do relatório:

Não basta oferecer reembolso para consultas psicológicas e pensar que isso resolve a questão, enquanto editores tratam repórteres de maneira violenta no cotidiano. Várias ações podem ser trabalhadas por meio de mudanças individuais. Editores e líderes de redação mais empáticos, não-violentos e com treinamento em equilíbrio emocional podem transformar o cotidiano de suas equipes", diz um trecho do guia. 

    "Lidar com o peso de nosso compromisso ético em não falhar, somado à pressão contínua pela produção jornalística em patamar de excelência pode ser um triturador humano. É normal adentrar situações limite. Em alguns locais, pode ter conotação positiva apresentar níveis de estresse desumanos e olheiras similares a de filmes de terror. Portanto, é necessário termos limites claros para proteger nossa saúde e também a coragem de pedir auxílio antes de nos isolarmos em processos autodestrutivos", diz outro trecho. 

Sobre as organizações

Sobre o Redes Cordiais:
    O Redes Cordiais é uma organização que estimula a mudança no ambiente digital por meio da capacitação para o diálogo, do combate à desinformação e da interpretação crítica das redes sociais, com o objetivo de reduzir potenciais impactos negativos que a exposição na internet pode causar à sociedade.

Sobre o ITS Rio:
    O ITS é uma organização independente sem fins lucrativos que analisa as dimensões jurídica, social, econômica e cultural da tecnologia e defende políticas públicas e práticas privadas que protegem a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento. O Instituto também é um polo multi-institucional conectado a uma rede de parceiros nacionais e internacionais e tem, entre suas principais atividades, debates sobre privacidade e dados pessoais, direitos humanos, governança da internet, novas mídias, inclusão social, educação digital, cultura, tecnologia e propriedade intelectual. Por fim, o ITS Rio visa a fortalecer as vozes do Brasil, da América Latina e do Sul global nos debates internacionais sobre tecnologia, Internet e sua regulamentação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato