Meta muda Política de Privacidade e atualizações entram em vigor a partir de julho

Empresa ressalta que as atualizações da Política e dos Termos não permitem à Meta coletar, usar ou compartilhar dados de novas maneiras. (Ilustração: Meta/Reprodução)


    A Meta anunciou que reescreveu sua Política de Privacidade, que consiste no conjunto de termos que descreve as práticas adotadas pelas plataformas da empresa em relação às informações dos usuários (sua função é esclarecer ao visitante como os dados serão utilizados e qual finalidade). De acordo com o conglomerado de mídia, embora o texto esteja diferente em algumas partes, a Meta não irá coletar, usar ou compartilhar os dados de novas maneiras. O texto atualizado abrange o Facebook, o Instagram e o Messenger. Já as políticas do WhatsApp, o Workplace, o Free Basics, o Messenger Kids ou o uso de dispositivos Quest (sem uma conta no Facebook), não foram modificadas. As atualizações entram em vigor a partir de 26 de julho.

    Segundo o diretor de Privacidade da Meta, Michel Protti, o objetivo dessa atualização é esclarecer as práticas de dados da empresa para refletir os novos produtos lançados. "Para isso, adicionamos mais detalhes e exemplos ao texto. Na Meta, sempre nos propusemos a criar experiências personalizadas que agreguem valor sem comprometer sua privacidade. Portanto, precisamos aplicar medidas robustas de proteção para os dados que usamos e ser transparentes sobre como os utilizamos. Isso inclui comunicar de forma mais clara nossas práticas de dados e as escolhas que você tem", explicou. Também foi anunciada a atualização de controles para a privacidade no Facebook e as novas maneiras de gerenciar os anúncios dentro das plataformas. 

    Outra atualização anunciada foi no texto dos Termos de Serviço das plataformas da Meta. "Essas expectativas incluem os direitos e as obrigações descritos nos nossos Padrões da Comunidade, como quando podemos desativar ou encerrar contas que violem nossos Termos ou Padrões da Comunidade, os direitos de propriedade intelectual de terceiros ou outras leis. Algumas alterações nos Termos de Serviço correspondem às atualizações da nossa Política de Privacidade, incluindo detalhes adicionais sobre o que acontece quando você excluir determinado conteúdo", disse Protti. 

    O diretor de Privacidade da Meta disse ainda que as atualizações são inspiradas pelo avanço de legislações nos países, nos estudos de especialistas em privacidade e nos comentários dos usuários. "Como as regulamentações de privacidade e proteção de dados evoluíram em todo o mundo nos últimos anos, exploramos ideias relacionadas a projetos de privacidade centrados nas pessoas e trabalhamos para tornar nossas práticas de dados mais transparentes", pontuou. Os usuários começaram a ser notificados sobre as mudanças desde o dia 26 de maio.

Atualização dos controles de privacidade

    Protti também anunciou duas novas modalidades de controle de privacidade. A primeira diz respeito ao gerenciamento de quem vê as publicações dos usuários no Facebook. "Agora, quando alguém seleciona um público padrão, essa seleção é aplicada às novas publicações criadas no Facebook e compartilhamentos na linha do tempo, a menos que um público diferente seja selecionado para uma publicação específica. Antes, seu público padrão para as publicações era aquele que você escolheu mais recentemente. Portanto, se você criar uma publicação que estiver disponível ao público, todas as suas publicações subsequentes também estarão. Essa nova configuração ajudará a garantir que você está compartilhando com as pessoas certas na sua comunidade", explica o diretor.

    A segunda atualização, segundo Protti, diz respeito a novas maneiras de gerenciar os anúncios que os usuários recebem. "Recentemente, consolidamos os controles de Tópicos de anúncios e Categorias de interesse em um único controle que pode ser acessado no Facebook e Instagram, cobrindo um conjunto mais extenso de tópicos de anúncios. Isso permite que as pessoas utilizem um único controle para configurar as preferências por tópicos de anúncios que reflitam as categorias de direcionamento por interesse que os anunciantes usam para alcançá-las e o conteúdo que podem ver em um anúncio", finaliza.

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