Elon Musk e Governo Federal realizam parceria para levar internet à Amazônia, detalhes não são divulgados

Ministério acredita que parceria contribuirá com meta de conectar 100% das escolas da região até o fim do ano. (Foto: Zack/MCom)
Ministério acredita que parceria contribuirá com meta de conectar 100% das escolas da região até o fim do ano. (Foto: Zack/MCom)

    O Governo Federal e o empresário norte-americano Elon Musk, fundador das empresas de desenvolvimento de satélites, anunciaram, nesta sexta-feira (20), uma parceria que promete levar conexão da Internet à 19 mil escolas de áreas rurais na Amazônia. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), a perspectiva é que unidades de saúde, comunidades indígenas e locais remotos da região Norte também recebam a conexão. Embora o anúncio tenha sido feito por ambas as partes, os detalhes técnicos e investimentos dessa parceria não foram divulgados. O Ministério disse que essas informações serão discutidas em um novo momento, entre os representantes públicos e privados envolvidos.

    “Nós vamos mostrar que a Amazônia é preservada. Lógico que existem os nichos de exploração de queimada e desmatamento irregular. Mas isso, a chegada dos satélites irá nos ajudar a preservar. Agora, precisamos também desenvolver aquela região, que é riquíssima em biodiversidade e em riquezas minerais”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

    Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a aproximação entre o governo e a iniciativa privada facilita acesso à internet a região Norte. “Elon Musk está aqui para realizar algo concreto sobre a Amazônia. Estamos muito contentes por estar aqui”, declarou.

    Por meio de suas redes sociais, o empresário estadunidense Elon Musk, fundador da empresa Starlink, que faz o desenvolvimento de satélites e a fabricação de sistemas aeroespaciais pela SpaceX, disse que com uso de tecnologia será possível fazer o monitoramento do desmatamento e incêndios ilegais na floresta. "Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!", escreveu Musk.

Confira a publicação:


    O encontro o ocorreu na sexta-feira (20), no município de Porto Feliz, em São Paulo, e contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira; da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; das Relações Exteriores, Carlos França; e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos; do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, e de CEOs e altos executivos das empresas de telecomunicações no Brasil, além de representantes do setor público para debater a ampliação da conectividade da Amazônia e ações para reforçar a preservação da floresta.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato